Venho cumprir o resto da minha promessa de falar dos segredos de uma vida longa e saudável. Nesse último “post”, vou falar do ápice da pirâmide da longevidade, o que chamo de interação.
Penso que a expressão mais representativa seja realmente “INTERAÇÃO”. Interagindo com o mundo que nos rodeia, nós damos sustentação aos três pilares já explanados aqui: nutrição, ação e repouso.
O ser humano que não interage fica preso ao cárcere da solidão, alheio às coisas boas e ruins. Através da interação é que nós nos relacionamentos, namoramos e procriamos. Interagindo nós fazemos amigos, nos divertimos, damos e recebemos afeto.
Através desse ápice da pirâmide da longevidade saudável nós criamos a sociedade e através da interação essa sociedade cria uma nação. Na comunidade nós praticamos constantemente a comunicação, outro elemento que é fonte inspiradora da boa interação.
Por fim, o elemento mais eloquente da interação é a nossa fé. Não falo aqui somente da fé religiosa, que considero importantíssima, mas na fé na sua capacidade, nos seus projetos, fé na sua família no seu amigo. Um ser humano sem fé é um corpo sem alma ou uma alma sem luz.
É através da interação com o nosso meio que oxigenamos os alicerces da pirâmide para uma vida longa, promissora e saudável.
Convido todos, adolescentes, jovens e adultos, vamos viver 100 anos ou mais cheios de vida e saúde. Para tudo isso precisamos comer direito, exercitar direito, dormir direito e interagir com o mundo.
Nutrólogo Medicina Integrativa