Sem os outros elementos você consegue viver por um tempo, mas sem comida jamais. Paradoxalmente, com a mesma nutrição o organismo pode sucumbir. Isso, aliás, é o que tem acontecido nos dias de hoje com muita frequência. A ganância financeira da indústria tem criado venenos em série. Uma catástrofe nutricional.
A ciência desenvolveu tecnologias que promoveram um fantástico aumento na expectativa de vida das pessoas no mundo. É muito comum vermos hoje pessoas com cem anos de idade. O problema é como essas pessoas estão vivendo. Uma caraterística comum das pessoas centenárias é que tiveram um estilo de vida bem controlado em todos os aspectos possíveis, especialmente a nutrição.
Não são gulosos!
Tanto que até hoje, não vi qualquer pessoa com noventa anos ou mais que fosse obesa. Você conhece? Se a ciência médica, de um lado, aumentou a sobrevida do povo, a indústria alimentícia e agricultura, de outro lado, agiram com total negligência ecológica.
Não só sob o ponto de vista de devastação da natureza, mas, sobretudo no que concerne à agressão do organismo humano. A lista de venenos é enorme: carbohidratos refinados, gordura trans, corantes, conservantes e proteínas estranhas inoculadas na produção de grãos transgênicos.
E tem mais!
Antibióticos nas carnes dos animais, carne de frango produzida sob o estresse de viver quarenta dias sem dormir (só comendo), o que as torna ricas em cortisol. Ainda tem a produção de sal refinado (na verdade cloreto de sódio e não sal). Um pozinho branco que mata muita gente.
A desgraça não para por aí. Leite UHT (que chamam de longa vida, gozando com nossa cara) acondicionado em embalagens contendo alumínio e o leite com traços de soda cáustica e água oxigenada.
Essa lista é imensa, mas isso já basta para ilustrar, concorda?
Essa nutrição desastrosa mata mais cedo por causa do infarto, do AVC ou câncer. Vai promover de forma crônica doenças degenerativas, que, apesar da pessoa viver mais tempo, vai deixa-la completamente dependente. Tanto que uma das profissões que mais crescem hoje em dia é a de “cuidador de idosos”. Esses idosos são pessoas que estão vivas, mas não tem qualquer autonomia. Não se vestem, não leem, não faz xixi ou cocô sozinhos, não andam e nem conseguem falar.
Isso, definitivamente, não é vida decente.
Para ter uma vida longa e saudável você precisa cuidar da sua nutrição. O conselho mais simples e mais importante que posso dar é voltar às origens. Nutrir-se como nossos avós. A nutrição original da era da agricultura para cá se resume em cinco grupos nutricionais: água, legumes e verduras, cereais integrais, ovos e carnes.
Você não precisa de mais nada para viver com saúde e ser um centenário. Eu penso que se um dia conseguirmos a junção da evolução científica com uma nutrição ancestral, as doenças irão sucumbir.
Nutrólogo Medicina Integrativa