Pesquisa publicada agora no mês de julho pelo revista “Antioxidants” da Basileia na Suiça, mostra que a obesidade é um fator marcante no processo do envelhecimento. Isso se dá em virtude de que a obesidade e o sobrepeso causam um processo que chamamos na medicina de “stress oxidativo”.
Tudo é consequência da formação de radicais livres em excesso e, quanto mais pesado, mais o ser humano produz radicais livres o que resulta num processo final de inflamação celular devido ao tal stress oxidativo.
Esse mesmo processo predispõe a pessoa adquirir diabetes tipo II, que vai causar mais inflamação. Também contribui para a ocorrência das doenças cardiovasculares, especialmente o infarto.
Daí, não vermos senhores e senhores de oitenta anos obesos. Morreram todos abaixo dos setenta anos.
De tudo isso fica a lição mais importante. Temos que mudar nosso hábito alimentar e físico. No tocante à alimentação temos que retroceder no tempo. A indústria dos alimentos está aniquilando o homem.
O avanço da medicina preserva a vida por mais tempo, entretanto a qualidade dessa vida tem sido péssima em função do que comemos hoje em dia.
Nutrólogo Medicina Integrativa