INTERATIVIDADE, esse é o quarto elemento (4º segredo) para se ter uma vida longa e saudável, ou seja, longevidade com qualidade de vida.
Tenho afirmado no rádio, revista e mídias sociais, aquilo que os grandes mestres da ciência ensinam. Para se ter uma vida longa e com saúde, para dentro de um peso ideal, você precisa comer bem, exercitar bem e descansar bem.
Esses três elementos formam assim, uma pirâmide triangular e toda pirâmide que se preze tem um ápice, concorda?
Aqui reside meu quarto elemento, o que chamo do quarto segredo para se ter uma vida plena, a INTERAVIDADE. Mas o que vem a ser essa tal de interatividade, de onde eu tirei isso. Pode-se dizer que foi dos meus devaneios, mas tenho certeza que não sou o dono dessa ideia. Alguém mais inteligente que eu já pensou nela. Com certeza.
O conceito de interatividade, modificado por mim, é “a ação de influência mútua entre pessoas e/ou grupo de pessoas (onde cada um pode torna-se estímulo um do outro) a partir da relação de cooperação e colaboração, bem como a influência mutua com o meio ambiente onde vivem essas pessoas.” Sei que há um certo proselitismo nesse conceito, mas minha utopia é essa mesmo, que as pessoas reflitam sobre essa ideia e passe a segui-la para assim viver melhor.
Interagir é você bater um papo com um amigo, acariciar seu pai, sua mãe, seu filho. Dizer para seus entes queridos uma pequena frase milagrosa: “eu te amo.” Interagir é apreciar, tocar as flores do seu jardim ou do seu pequeno vaso, apreciar a paisagem, chegar na praia e fechar os olhos e só escutar o barulho das ondas.
Interagir é meditar, orar (se for religioso), dar um bom dia para um desconhecido, brincar com seu animal de estimação, buscar ser um humano e não uma máquina. Interagir é brincar como criança, é dançar, passear, divertir, namorar, cantar, se desligar do mundo. Interagir, enfim, é se deleitar com tudo que Deus, na sua benevolência, deixou gratuitamente para nós.
A interação é, seguramente, a graxa que lubrifica as engrenagens da boa nutrição, do exercício e do descano. Isso forma um circuito perfeito, onde o ser humano atinge sua plenitude física e espiritual. É por fim, o quarto elemento necessário para que você possa viver cem anos ou mais, alegre, andando com suas próprias pernas, lendo, escrevendo, tomando banho sozinho, fazendo suas necessidades fisiológicas e acima de tudo com um baita sorriso de felicidade.
Nutrólogo Medicina Integrativa