A médico nutrólogo esportivo é aquele que lhe prepara adequadamente para uma competição esportiva de alto nível ou para você que está começando uma academia para qualquer fim.
A Nutrologia Esportiva, é uma área da Nutrologia que cuida do equilíbrio nutrológico no esporte e exercício físico em geral.
Utiliza para isso os conhecimentos da fisiologia e da bioquímica, com o objetivo de corrigir deficiências ou excessos.
Entre os principais objetivos da nutrologia esportiva estão: promover a saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação após os exercícios, tendo a alimentação como um dos aliados mais importantes na conquista dos resultados.
Tanto as pessoas que vão praticar exercícios físicos meramente recreativos como aquelas que querem competir, necessitam ter estrutura muscular adequada.
Para tanto, necessitam ter otimização dos macronutrientes como proteínas, gorduras e carbohidratos, além dos micronutrientes- vitaminas e sais minerais.
Corrigindo as deficiências
É muito comum nos dias de hoje encontrarmos pessoas com deficiência de vitaminas D3, magnésio, cálcio e zinco.
E aqui não basta ter esses elementos dentro da referência do exame laboratorial.
O médico precisa saber interpretar os resultados, visto que a pessoa que pratica exercícios precisa de um “estado ótimo” e não de um resultado na média de uma referência.
Se você não estiver com a dosagem de Magnésio acima da média “normal” do laboratório você terá sofrimento muscular e muitas vezes cãimbras.
O cálcio precisa estar em níveis ótimas para que treina em uma academia. Isso é vital para quem faz hipertrofia. Cálcio abaixo do nível ótimo pode determinar lesões musculares graves.
E isso não é tudo!
Também encontramos frequentemente carência muito grande de fibras na nossa alimentação, componente geralmente “esquecido” pelos profissionais da área.
Essas deficiências, implacavelmente, determinam redução do rendimento esportivo, podendo causar doenças e lesões.
A insuficiência ou deficiência de fibras causam distúrbios ao funcionamento do intestino e isso tem uma repercussão negativa no rendimento esportivo.
E você sabe o pior de tudo isso?
Essas doenças, deficiências e lesões muitas vezes não são diagnosticadas. Por causa disso, um bom atleta pode parar de competir ou aquela pessoa que inicia uma academia pode parar exercitar devido a uma fragilidade na sua saúde.
E tem mais – O desequilíbrio hormonal é outro gargalo no desempenho esportivo.
Níveis abaixo do ideal de testosterona reduz o rendimento do atleta. Isso ocorre também se o cortisol estiver muito alto e abaixo do ideal.
Os hormônios da tireóide também precisam estar funcionando com perfeição para que a pessoa tenha um bom desempenho no esporte. Se o hormônio T3 não estiver chegando bem nas células o metabolismo fica baixo, isso é catastrófico para uma boa performance.
Como pode ver, nutrientes na dosagem ideal são a base do sucesso dos atletas e praticantes de exercícios. Esses fatores são preponderantes para uma boa performance nos vários níveis da atividade esportiva.
Daí que o médico da Nutrologia Esportiva precisa ter o máximo de atenção, visto que deficiências ou excessos hormonais, minerais e vitamínas podem comprometer drasticamente a saúde e o rendimento das pessoas que treinam para qualquer fim, seja ele recreativo ou competitivo.
Dessa forma o Nutrólogo Esportivo tem uma abordagem ampla com todo o tipo de pessoa que vai partir para o exercício físico.
É assim com a criança que vai iniciar sua atividade esportiva, a pessoa sedentária e idoso que precisa iniciar exercícios, até o atleta competitivo em qualquer área.
Seu equilíbrio alimentar, orgânico e hormonal precisa de cuidados especiais para preservar a saúde acima de tudo e melhorar a cada dia a performance, seja qual for a finalidade do treino físico.
Consulta com Dr Abidias Barros – Nutrólogo Esportivo
LIGUE AGORA
Tel (73)3011-5055 ou 99872-5505
Nutrólogo Medicina Integrativa