Gordura que emagrece?! Isso existe? – Sim e está no nosso corpo. Foi o que descobriu os pesquisadores há oito anos, de acordo com três pesquisas publicadas no “The New England Journal of Medicine”. Essas pesquisas foram desenvolvidas por três centros de excelência no mundo: Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Universidade de Maastricht, na Holanda e Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Esse tipo de gordura é riquíssima em mitocôndrias, que são nossas usinas de energia. Dessa forma, quando necessário, ela promove uma intensa queima de gordura para fornecer calor ao corpo. Isso acontece com os bebês por que eles não têm, por exemplo, capacidade de tremer para aquecer o corpo.
A gordura marrom já é conhecida de muito tempo, mas a convicção anterior é que ela só existia nos filhotes de mamíferos e nos animais que hibernam. Imaginava-se que a pessoa (ou animal) ia perdendo gradativamente essa gordura durante o crescimento. Mas os autores são categóricos em afirmar que não há qualquer equívoco em relação à sua presença no indivíduo adulto, só que em menor quantidade que nos bebês.
Como já dito, esse tipo de gordura está presente na criança para controlar sua temperatura diante das oscilações do tempo. Agora, veja que coisa interessante: no adulto a gordura marrom continua fazendo o mesmo efeito que faz nas crianças, segundo os experimentos, feitos em temperaturas de 16 a 19 graus Celsius.
A gordura marrom está localizada na base do pescoço, nos ombros atrás das clavículas e na região da espinha dorsal (região torácica). E já se chegou a uma conclusão que água fria caindo nessa região faz a gordura marrom entrar em ação. Isso é fascinante, pois todos temos a experiência que o primeiro jato de água fria nos dá um “choque” mas depois de um certo tempo nosso corpo acostuma. Ou seja, é a gordura marrom produzindo calor, queimando gordura branca.
Mas atenção, não pense que agora você pode comer feito um triturador de ração e tomar banho frio que não vai engordar. Vá com calma, não existe milagre, isso é apenas mais uma arma para o arsenal de combate à obesidade. Ela não substitui a velha e boa alimentação bem balanceada e o exercício. Aliás, uma das coisas que faz aumentar a nossa gordura marrom e ao mesmo tempo ativá-la é exatamente o exercício.
As pesquisas continuam e já pensam em remédios que ativam de forma mais efetiva esse tecido gorduroso benéfico. Vamos aguardar, mas alguma coisa, como viu, pode ser feita. Procure um médico que entenda do assunto para lhe orientar.
Nutrólogo Medicina Integrativa