Huuuuum! Que delícia! Muito gostosa mesmo. Não é a toa que as famosas “fritas” fazem tanto sucesso. Um tubérculo rico em amido como é a batata inglesa (ou batatinha), gordura hidrogenada e sal, formam um trio de sabor fantástico. MAS MATA. Causa infarto e câncer.
E se você quer morrer mais rápido, coma os chips, aquelas batatas fritas e enlatadas ou batata palha. Mas tudo bem, quem sou eu para criticar você por querer ter prazer em comer e morrer mais cedo… Deus nos deixou com o livre arbítrio. O direito de viver ou morrer é sempre seu.
No entanto, se quer viver mais e com qualidade de vida, sem ter que ficar idoso fazendo cocô e xixi em fraldão, sem conhecer seus entes queridos e seus amigos, sendo cuidado pelos outros, vegetando – NUNCA MAIS COMA ESSAS BATATAS.
Se você não está acima do peso, pode comer a batata inglesa cozida, ou no máximo frita em banha de porco ou óleo de coco em casa. Melhor mesmo é comer uma batata doce, mandioca ou inhame cozidos.
A batata frita produz dois venenos potentes: a acroleina e a acrilamida. A acroleina é produzida pela óleo vegetal que frita a batata ao passar de 100º (cem graus centígrados). Se o mesmo óleo for novamente usado, como normalmente se faz nos restaurantes e indústrias, mais acroleina é produzida. Essa porcaria é a substância mais cancerígena do mundo.
Já a acrilamida é produzida pela própria batata submetida a alta temperatura, como é o caso das frituras. Essa praga também está presente em inúmeros alimentos industrializados, inclusive na água potável tratada. Os alimentos que contém quantidade grandes de acrilamida são: bife à milanesa, biscoitos recheados e cream-crackers, biscoito waffle e café com água fervida (água tratada).
Tá difícil a gente se alimentar bem, não é mesmo? Nem tanto. Coma verduras, legumes crus e cozidos, ovos, carne cozida e peixes. Tente usar para beber e fazer café a água de boa qualidade, especialmente água mineral ou de poço e tratada em casa com aparelhos modernos. Muitas vezes a melhor.
Espero ter contribuído para esclarecer o leitor sobre esses problemas. Como hoje em dia nada está escondido, você pode conferir na internet sobre essas duas substâncias e verá que cientistas renomados no mundo inteiro fazem essa recomendação. O Dr. Abidias apenas reverbera essas recomendações.
Depois vou escrever sobre outros venenos. Aguarde.
Nutrólogo Medicina Integrativa