5 Formas de combater o câncer

Olá internautas amigos. Minha dica de hoje é mostrar cinco formas para você combater o câncer, salientando que existem várias outras, mas dentro da minha área, a da Nutrologia e Medicina da Longevidade, essas cinco são as mais relevantes. Deixo claro que minha dica não elimina os cuidados diversos já consagrados pela medicina oncológica para prevenção do câncer.

  1. COMA REGULARMENTE VERDURAS DA FAMÍLIA DAS BRÁSSICAS. São muitas, mas as mais importantes são o repolho, o brócolis, a couve-flor e a couve de bruxelas. Essas verduras possuem grande poder epigenético, ou seja, pode ajudar prevenir câncer de mama e de vias urinárias até mesmo em pessoas altamente propensas geneticamente.
  2. NÃO DEIXAR VITAMINA D3 FICAR ABAIXO DE 50 ng/mL (nanogramas por mililitro). Estudos recentes mostram que nas regiões que compreendem a linha do equador, onde existe maior incidência de sol a incidência de câncer é bem menor e constatou-se que nesses povos os níveis da Vitamina D3 são mais elevados. Além do que, essa vitamina controla nada mais, nada menos que dez por cento de todo nosso genoma.
  3. COMBATER O ESTRESSE. Seguramente esse é o grande mal das últimas décadas. Responsável, entre tantos males, pelo aumento da incidência de cânceres. Assim, o combate ao estresse tem que ser prioridade absoluta. Para tanto é preciso dedicar um tempo ao exercício físico, ao descanso, à meditação, tratar de distúrbios do sono, interagir com a família e amigos. A ACUPUNTURA pode ser um divisor de águas no tratamento do estresse. Confira! https://www.drabidiasbarros.com/c/acupuntura/
  4. COMBATER RADICAIS LIVRES. Os radicais livres em excesso são altamente prejudiciais e agem como fatores predisponentes ao aparecimento do câncer, por causar inflamação celular intensa, deixando-as oxidadas. Mas é preciso lembrar que sem radicais livres a gente morre. A questão é o desequilíbrio, que vem especialmente da alimentação inadequada, da obesidade, do estresse, da poluição, da contaminação dos alimentos, do fumo e do álcool e tantos outros. Além de buscar evitar o que provoca produção excessiva desses radicais, indica-se tomar chá verde e chá de canela diariamente, usar açafrão (ou curry) na comida, evitar óleos de cozinha (usar óleo de coco ou gordura de porco), comer muitas verduras e frutas vermelhas.
  5. FAZER MODULAÇÃO HORMONAL. Os hormônios controla tudo em nosso corpo. Não estamos falando apenas dos hormônios ditos sexuais, mas de uma cadeia enorme de hormônios, que em sua maioria estão interligados. Assim, podemos ter pausas hormonais nas adrenais, na tireóide e no pâncreas, além da hipófise e gônodas. Sem contar que hormônios também são produzidos no tecido gorduroso, no estômago e pelos neurônios. Então, quando falo em modulação hormonal, não é simplesmente repor hormônios femininos extraídos de urina de égua prenhe. Eu falo de hormônio isomolecular, chamado de hormônio base ou bioidêntico, que são preventivos de câncer. Tudo isso se houver anormalidade nos níveis desses hormônios, logicamente.

São dicas genéricas. Para melhor orientação você deve procurar um médico Nutrólogo bem como um médico especializado em Oncologia.

Dr. Abidias Barros

Nutrólogo Medicina Integrativa